top of page

3 Técnicas de Costura para aprender em menos de 3 minutos

  • Foto do escritor: Fernanda Herthel
    Fernanda Herthel
  • 4 de jan. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 17 de abr. de 2020


Muitas vezes é na hora de montar nossas peças com as costuras, que surgem as dúvidas! Que técnica adotar, que tipo de acabamento podemos dar para as nossas peças?

No post de hoje, conheceremos 3 técnicas diferentes e suas aplicações. A costura Hong Kong, Francesa e Inglesa! Vamos lá?

COSTURA HONG KONG:

Essa é uma técnica de costura de luxo. Usando viés e passadoria conseguimos unir nossas costuras com acabamento perfeito no avesso sem usar forro. Sendo a técnica mais indicada para peças de alfaiataria para o verão.

Passo 1: Junte as duas partes do tecido em uma costura com 1,0 cm de margem.

Passo 2: Abra as margens de costura com o ferro de passar.

Passo 3: Costure uma das bordas de um viés de cetim na borda de uma das margens de costura. Caso sinta necessidade, abra o vinco do viés com o ferro de passar, para facilitar.

Passo 4: Dobre a borda oposta do viés para baixo da margem de costura e passe uma costura reta por cima bem próxima a dobra do viés, prendendo tudo. Repita o processo nas duas bordas.

RESULTADO FINAL

COSTURA FRANCESA:

Esta é sem dúvida a técnica de costura que eu mais uso. Pois com ela, consigo substituir o uso da overloque, e meu avesso fica tão ou mais bonito que o lado do direito. É sensacional!! Não é muito indicada para tecidos grossos, mas em todos os outros, podemos abusar desta técnica.

Passo 1: Junte as duas partes do tecido em uma costura com 1,0 cm de margem.

Passo 2: Refile as duas margens, cortando bem junto a costura.

Passo 3: Dobre as duas partes de tecido escondendo o refilamento por dentro e passe o vinco com o ferro. Após isso, costure reto por cima da dobra, com 1 pé de máquina (0,5 cm) de margem.

RESULTADO FINAL

COSTURA INGLESA OU REBATIDA:

Esta é a técnica queridinha das camisas sociais, mas eu particularmente gosto de usá-la em outros diversos tipos de roupas. Podendo unir as costuras de vários tipos de tecido, do mais fino ao mais encorpado e ainda ser usada para criar estruturas com barbatanas ou passadores.

Passo 1: Junte as duas partes do tecido em uma costura com 1,0 cm de margem.

Passo 2: Refile apenas uma das margens, cortando bem rente a costura.

Passo 3: Dobre a pontinha da margem que sobrou por cima da margem refilada escondendo tudo. Use o ferro de passar para firmar a dobra no lugar e passe uma costura reta bem na bordinha da dobra feita, embutindo tudo.

RESULTADO FINAL:

E são esses os tutorias de costura mais rapidinhos e proveitosos de toda sua vida. Agora sim, nossas costuras ficarão com um avesso perfeito!

Para conferir os tutoriais em vídeos, dê o play e assista tudo em menos de 3 minutinhos!!

E se quiser assistir a outros vídeos como estes, lá no canal tem uma Playlist de Costura Express com 12 vídeos e diversos macetes de costura. Como Barra Lenço, Costura em Curva, Rolotê e muito mais! Link para a playlist completa, bem aqui!

Um beijo grande e até o próximo!

Fernanda Herthel.

Comments


bottom of page